7º SOPCOM

Meios Digitais e Indústrias Criativas

Os Efeitos e os Desafios da Globalização

U.Porto

Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização” é o tema escolhido para o VII Congresso da SOPCOM. O congresso realiza-se entre 15 e 17 de Dezembro na Universidade do Porto, e pretende discutir o papel das indústrias criativas e da sua relação com os meios digitais em Portugal e no Mundo.

Universidade do Porto | 15 a 17 de Dezembro | 2011

CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da ComunicaçãoSOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

Chamada às Comunicações

Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização” é o tema escolhido para o VII Congresso da SOPCOM. O congresso realiza-se entre 15 e 17 de Dezembro na Universidade do Porto, e pretende discutir o papel das indústrias criativas e da sua relação com os meios digitais em Portugal e no Mundo.

A ideia é estimular a reflexão e o desenvolvimento de pesquisas académicas ligadas com a produção de conteúdos dentro das redes digitais, bem como a sua articulação com estudos da comunicação e dos media.

Analisar as novas linguagens que a convergência tecnológica e os meios digitais possibilitam; discutir os novos cenários socio-económicos, políticos, culturais e tecnológicos que as indústrias criativas vem estimulando e reflectir sobre o papel das redes sociais e as mudanças de comportamento dos sujeitos na produção de conteúdos são alguns dos principais objectivos. A organização do VII Congresso da SOPCOM convida os investigadores interessados a remeter, até 30 de Junho, propostas de comunicações a apresentar no Congresso nos seguintes domínios.

  1. Comunicação e Política
  2. Economia e Políticas da Comunicação
  3. Estudos Fílmicos
  4. Estudos Televisivos
  5. Jornalismo e Sociedade
  6. Publicidade e Comunicação
  7. Retórica
  8. Semiótica
  9. Ciência da Informação
  10. Comunicação, Arte e Design
  11. Comunicação Multimédia
  12. História e Teorias da Comunicação e da Imagem
  13. Estudos Culturais e de Género
  14. Educação para os Média
  15. Ciência e Ambiente
  16. Comunicação Organizacional
  17. Indústrias Criativas na Comunicação
  18. Sociologia da comunicação

Datas Importantes

  • 20 de Julho: Data limite para apresentação de propostas/resumos
  • 30 de Julho: Notificação de aceitação de comunicações
  • 15 de Setembro: Fecho da 1ª fase de inscrições e início da 2ª fase
  • 31 de Outubro: Data limite para a submissão do texto final
  • Novo 15-17 de Dezembro: Realização do Congresso - Programa Geral